domingo, 11 de março de 2012

PARECE UM SONHO, MAIS É UMA REALIDADE.

Neste dia 04 de março de 2012, fui convidado a fazer uma visita a um amigo,  morador do assentamento Santa maria 3, na Zona rural , e confesso que fiquei pasmo ao observar a tamanha força de vontade daquele homem que mesmo dispondo de poucos recursos e sem nenhuma assistência técnica , material, ou ajuda por parte da prefeitura rica de Guamaré, sonha com o que pode ser num futuro bem próximo, um  exemplo do tão sonhado desenvolvimento para todos os moradores e assentados  do nosso Município.


João Batista da Silva Morador do assentamento Santa Maria 3
Neste tanque feito em alvenaria  pelo próprio joão Batista da Silva é armazenada  a água vinda em caminhões pipa. Este bravo cidadão, sonha em um dia poder ter a prefeitura como parceira na compra de seus produtos, conforme determina a lei, que até hoje nunca foi cumprida pelo Município.


O Tomate orgânico chega a custar até R$ 5,50 por quilo nos supermercados de Natal.


A Pimenta quando plantada em larga escala, poderá ser uma boa fonte de renda.


O pimentão também possui mercado garantido.


A família do Sr. João também participa ajudando na produção e  comercialização dos produtos


A acerola aqui produzida deveria fazer parte da merenda Escolar do Município.


A Graviola também pode ser produzida em longa escala e fazer parte da compra direta do município.


A goiaba, fruta muito rica em nutrientes e Vitamina C, poderia ser produzida em longa escala pelas famílias assentadas.


Aqui vemos o Sr. Luzimar Ferreira de Lima ao lado do assentado Riceli que  também sonha  com dias melhores aqui neste assentamento.


Aqui visualizamos, um dos poucos poços tubulares perfurados aqui no assentamento, com água de excelente qualidade que bem podia está sendo utilizado para irrigação durante todo o ano, porem sem nenhum programa para  seu aproveitamento.


 Apesar da  chuva ter chegado por aqui, com bastante intensidade há mais de vinte dias, o assentado João.... ainda espera que a secretaria da agricultura do Município envie um trator para arar a terra e poder plantar o seu roçado.


Este é José dos Santos que mora neste mesmo assentamento e também sonha que um dia poderá viver melhor,  produzir mais em seu lote e melhorara vida da sua família .


O assentado Francisco Canindé Soares dos Santos, também aguarda o trator da Secretaria do Município para arar a sua terra e plantar o seu roçado.


Nestas ruínas, acima, existiu uma caixa dágua que servia de reservatório para abastecer os moradores da comunidade local. 


Aqui vemos um poço tubular desativado com uma pedra sobre a sua tampa.


O Sr. José Inácio Tavares, também é morador desse assentamento e busca água para o consumo da família, há mais de dois quilômetros de distância


Aqui vemos um animal sedento a uma temperatura de quase quarenta graus, que buscou água em um reservatório seco.  Observação: aqui, ao lado desse reservatório sem água, muitos animais já morreram de sede, provavelmente por falta de alguma peça quebrada na instalação do poço que fica logo ao lado,  que deverá custar por volta de R$ 50,00. Não sou a favor de que a prefeitura dê o peixe sem se preocupar em ensinar a pescar, mas  como podemos observar essas famílias compostas de pessoas simples, precisam  apenas que o poder público Municipal busque fazer a sua parte colocando à disposição dos assentados, água na superfície através de poços perfurados e instalados, coloque à disposição, bons engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, cumpra o que manda a lei na compra direta para o consumo nas Escolas, abrigos, Creches, etc, e os orientem na comercialização dos excedentes. O quilo do Inhame no Supermercado custa quase cinco reais, assim como a banana Leite, o maracujá etc.  Sou apenas um cidadão comum, porém acredito que com apenas vinte por cento do dinheiro gasto no último Carnaval a prefeitura teria matado a fome de diversas crianças e evitado que muitos animais morressem impiedosamente de sede.

LUZIMAR FERREIRA DE LIMA Professor em Geologia.

4 comentários:

  1. junior gmr

    boaaa é assim mesmo que se muda uma realidade, com pequenas ideias e muita força de vontade pessoas podem melhorar suas vidas. Vemos que essa familia de agricultores, mesmo sem nenhuma assistencia do poder público municipal ainda conseguem sobreviver. Pois parabéns a esses nobres guerreiros dessa materia que mostram que com muita força de vontade e luta conseguem vencer as barreiras do dia a dia.


    Guamaré precisa de alguem que tenha vontade de fazer pelo mais humilde e que antes de tudo seja honesto e faça valer a pena a confiança de seu povo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é as chuvas chegaram mas ninguém da secrettaria de agricultura se mobilizou para cortar as terras o povo quer plantar mas cade o incentivo da prefeitura?

    ResponderExcluir
  3. hé,aqui em guamaré acontece de tudo,até um estranho se acha no direito de tambem sair prometendo,e ainda tem gente que acredita,é por isso que essa gente sofre,

    ResponderExcluir
  4. Esperamos melhorias não importa de onde vem!

    ResponderExcluir