quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Uma Realidade Nua e Crua (Guamaré Depois do Carnaval)

Por: Gonzaga filho/Guamaré desperta


Era para o carnaval perdurar pelos 365 dias do ano. Sério!!!

Com o sucesso estrondoso do carnaval 2012 em Guamaré, (Quero aqui parabenizar toda equipe que planejou e executou tão belo evento), fiquei analisando e cheguei a conclusão que não existe uma época melhor para se viver do que o período carnavalesco.

Vejamos: O povo é inteiramente feliz, todos estão contentes, dançando, sorrindo, incansáveis e sem preguiça. Foram vário dias de felicidade plena, acompanhando trios elétricos durante a tarde e depois a festa continuava até a manhã do outro dia no largo da Praia Aratuá. Ninguém sente sono e nem tampouco cansaço.

Vejamos o lado do desenvolvimento econômico: Pessoas metidas a besta em época normal, durante o período de carnaval se tornam humildes e alugam suas belas e boas residências para faturar uma grana extra e vão morar em casa de parentes ou muitos deles improvisam um barraco no quintal para habitar nos dias de folia. Legal, não?

E o comércio local fatura que é um absurdo. Padaria que vendia cinco pães por um real passa a vender quatro. Onde se comprava quatro ovos por um real, agora só se compra três e assim acontece com vários outros itens, aumentando assim a margem de lucro dos comerciantes e penalizando a população local não carnavalesca.

O nosso maior flagelo durante todos os dias do ano é a falta d’água... Eu mesmo já cheguei ao ponto de comprar garrafões de água mineral para se tomar banho, lavar louça e cozinhar. Mas, é carnaval! A Caern mostra a sua competência e não falta água nas torneiras no período de carnaval. É cisterna cheia... Carros pipas nas ruas distribuindo água e todos felizes. Que maravilha!

Ah! A saúde vira um exemplo. Quando não é carnaval, a gente liga para o hospital pedindo uma ambulância para pegar um paciente e uma voz do outro lado da linha responde de forma ríspida: “--- No momento não temos ambulância nenhuma para pegar o paciente, ver se dá um jeito de trazer o paciente pra cá...”.

Mas é carnaval. As ambulâncias estão a postos para atender as ocorrências provocadas por motoristas / motociclistas irresponsáveis embriagados, foliões bêbados ou drogados que se metem em confusão e que levam a pior. Mas, estes terão atendimento rápido e eficiente com ambulâncias a postos e equipe médica eficiente. Então, é legal que o carnaval seja sempre...

A segurança? A segurança então nem se fala. Durante o período normal – não carnavalesco – o que vemos em Guamaré, são PMs que são uns verdadeiros heróis, por trabalharem em uma delegacia caindo aos pedaços, sem infraestrutura alguma, celas lotadas, sem viaturas para combater o crime e proporcionar segurança aos cidadãos guamareenses. E a governadora nada faz para melhorar a qualidade de trabalho desses valorosos homens que põem em risco a vida em seu trabalho diário, apesar do baixo salário que recebem.

Mas é carnaval. Nunca me sentir tão seguro em minha cidade. É policia espalha por todos os lugares em que você anda, nos dando a devida proteção. É blitz por todo canto zelando por nossa segurança. Guamaré conta com mais de 150 policiais civis e militares, além da Guarda/Policia Municipal. Isso é maravilhoso. Mas depois que o carnaval acaba, liga-se para a delegacia e a resposta que se vai receber é: “--- No momento estamos sem viatura, a única que nós temos está atendendo uma ocorrência em Baixa do Meio. Daria para o senhor ligar para 153 e chamar a Guarda Municipal?”.

Eu pergunto: Onde está o efetivo e as viaturas que estavam aqui no período de carnaval, senhora governadora?

É no período de carnaval que se vive melhor, se esquece dos problemas existentes no dia a dia, se esquece da política, da violência. Tudo em nome de uma falsa felicidade embalada com fundo musical como “Enfica” e “Puta Que Pariu de Novo”.

Então, o carnaval não é maravilhoso? Vamos criar um movimento em prol de um carnaval de 365 dias e somente assim, teremos felicidade plena, desenvolvimento econômico, saúde, segurança, água em abundância, cultura e música de boa qualidade.
Nota do Blog: Isso sim é a mais pura realidade,coisa que ninguém quer enxergar aqui em Guamaré tudo isso que foi escrito por nosso amigo Gonzaga é o retrato real do que acontece em nossa cidade sem falar na verdadeira bagunça que deixaram em nossa cidade,mas pra muitos está tudo normal,e assim voltamos a rotina,esperando que o próximo ano seja melhor.

FONTE: O Guamareense

2 comentários:

  1. É realmente é essa a realidade valeu por desabafar por essa população q aguenta tudo calada.. ainda bem q alguém tem coragem de dizer o que foi dito... parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gonzaga pela reportagem acima mais era bom, esta na hora da população de guamare mudar o rumo dessa historia, pois nos saemos que foram gastos milhões nesse carnaval pois esse dinheiro daria pra saude, segurança, educação e moradia da população de guamare

    ResponderExcluir